A gengivite é a inflamação na gengiva, causada pelo acúmulo de placa bacteriana. Nesta condição, as gengivas podem apresentar um tom avermelhado ou arroxeado, em vez da coloração rosa-pálido típica das gengivas saudáveis. O mau hálito ou gosto excessivamente ruim na boca pode também ser indício de problemas na gengiva.
Além da vermelhidão, as gengivas podem ficar inchadas e sensíveis, sangrando com facilidade durante o ato de comer e escovar os dentes. São sintomas perigosos, que demonstram que a inflamação está progredindo.
A retração gengival é também um sinal claro de avanço da doença, caracterizado por um maior distanciamento entre a gengiva e os dentes, dando a impressão de que eles estão mais longos e deixando as raízes mais expostas.
Se não for tratada adequadamente, a gengivite pode progredir para um quadro avançado de periodontite, prejudicando permanentemente os ossos e tecidos localizados ao redor dos dentes. Isso pode provocar sérios danos à saúde bucal, inclusive com mobilidade dental e possíveis perdas de dentes. Além disso, é uma condição perigosa para a entrada de infecções.
Para tratamento das doenças periodontais, o especialista pode indicar a raspagem sub ou supra-gengival, para remover a placa que se calcificou e se transformou em tártaro (cálculo dental), e alisamento radicular, utilizando ultrassom ou instrumentos manuais, para tratar as bolsas periodontais infectadas, diminuindo assim a inflamação das gengivas.
Se você percebe que sua gengiva está inflamada, não adie o tratamento.